CURSOS PRÁTICOS

Destilação de Óleos Essenciais e Outras extrações

Módulo Ânima "Enxofre"

Produção e Destilação do próprio Álcool

Módulo Espírito - "Mercúrio"

Calcinação e retirada dos Sais Minerais

Módulo Corpo - "Sal"

O curso de Destilação Artesanal de Óleos Essencias, introduz o aluno no Universo da Espagiria, apresentando o Principio Anima.

E um curso prático, interessado a todos os apaixonados pelas plantas aromáticas e pelo Reino Vegetal em geral.

Os alunos terão oportunidade de realizar na prática o processo completo da Extração do óleo essencial, que se inicia a partir da coleta das plantas no campo, preparo do material colhido, montagem do equipamento de destilação e acompanhamento de todo o processo.

A abordagem será essencialmente a da Espagiria, que entende todo indivíduo da Natureza formado pelos Três Princípios – Espírito, Anima e Corpo, sendo o óleo essencial a manifestação do Princípio Anima nas plantas aromáticas.

Os alunos ainda participarão da produção das Águas Essenciais, Águas Aromáticas, Oleolitos e Melitos, seguindo os princípios e métodos da Espagiria.

As aulas acontecerão em campo e na Escola de Espagiria, possibilitando o aprendizado teórico e prático das técnicas da destilação, purificação do óleo essencial (retirada de ceras e resinas) produção de Águas Essenciais, Águas Aromáticas, Oleolitos e Melitos.

CONFIRA NOSSA AGENDA !

​No módulo II, Produção e Destilação do álcool da própria planta introduzimos o conceito do "Princípio Mercúrio" no Reino Vegetal.

O "mercúrio", no Reino Vegetal se manifesta no álcool que é produzido pela própria planta.

Através do processo da fermentação ou putrefação, é produzido o Espírito.

E o Espírito que é produzido por uma planta não será nunca igual ao produzido por uma outra planta (ainda que quicamente seja sempre álcool). Por esse motivo, na Espagiria se procura nunca usar o álcool de cana ou o álcool de cereais nas suas preparações, mas o álcool da própria planta.

Nesse encontro aprenderemos a fermentar e produzir o "vinho" da planta, de onde extraimos o seu próprio álool - o seu Espírito.

Trabalharremos ainda a purificação desse Espírito e a "Tartarização".

Aqui introduzimos a Tintura Espagírica e seu modo de atuar, a produção do Vinhos Vegetais e do Vinho de Mel.

CONFIRA NOSSA AGENDA!

O "Sal" é a parte mais pesada e sólida do vegetal. É o conteúdo de minerais e sais que as raízes, por osmose, absorvem do terreno e trazem como substãncia de reserva. Pode ser também capturado pelas folhas que, durante a fase da respiração, o "capturam" junto a anidrida carbônica.

Este Sal é obtido através do processo da Calcinação, onde se "manda embora" todas as "impurezas". Lixiviação e Coagulação completam o trabalho da Purificação do Sal para que este possa então retornar ao produto final.

O Sal Filosófico é a informação pura do Arquétipo. Pode ser assimilado ao Elemento Terra.

Neste encontro vamos trabalhar então com a memória mais remota da planta para que essa força possa compor a verdadeira Medicina da Natureza !

CONFIRA NOSS AGENDA !